Veículos de Tração ElétricaTRACEL vem desenvolvendo, em parceria com a COPPE/UFRJ e empresas nacionais, ônibus com tração elétrica. Atualmente desenvolve e integra três tipos de tecnologias:

  • Ônibus 100% elétrico;
  • Ônibus elétrico híbrido a hidrogênio;
  • Ônibus elétrico híbrido a etanol.

O ônibus 100% elétrico possui os seguintes sistemas:

  • Sistema de armazenamento e supervisão de energia: monitora e supervisiona as baterias embarcadas;
  • Sistema de tração: motor elétrico e drive de tração, que transforma a energia elétrica em mecânica para tracionar o veículo;
  • Sistema auxiliar: responsável por alimentar componentes padrão dos ônibus a diesel, tais como, os subsistemas: de ar comprimido, hidráulico e elétrico;
  • Sistema de carga: carregador de bateria.

A plataforma do ônibus 100% elétrico se diferencia pelas tecnologias de hibridização e integração utilizadas. Possuindo lógicas de operação inteligente que integra e coordena o funcionamento das diversas partes do veículo através de uma Unidade de Controle Principal de Energia Veicular (UCPEV).

Tracel além de produzir e desenvolver partes dos sistemas e subsistemas, ela integra tecnologias criando soluções industriais, sempre com foco no atendimento a demandas específicas de mercado.

Principais vantagens em realizar parcerias de inovação com a Tracel

  • Equipe multidisciplinar integrada com doutores e mestres especializados em inovação e competência de 40 anos no mercado de eletrônica de potência;
  • Contar com infraestrutura e laboratórios modernos para desenvolver e fabricar um projeto eletrônico desde o circuito impresso até a simulação, montagem e teste de sistemas inteiros de eletrônica de potência, controle, automação;
  • Localização estratégica e expertise para transformar o seu desafio de novo produto, processo ou equipamento em realidade;
  • Assessoria especializada para  propor os canais de abastecimento de insumos mais interessantes para o seu futuro processo produtivo.
+0
Colaboradores
+0
Doutores e Mestres
+0
Especialistas técnicos
0 milhão
de investimentos em equipamentos
0 milhões
em contratos de desenvolvimento e produção