O Inversor Solar Híbrido da linha solarT possui alta versatilidade visando a máxima eficiência energética. Possui cinco funções em um único equipamento:
Inversor Solar Híbrido Tracel é ideal para alimentação de consumidores específicos no qual o funcionamento deve ser ininterrupto e seguro. O sistema possui versões de 20, 30 e 50kW.
O sistema possui topologia inovadora e totalmente nacional. Um único inversor combina as características de um equipamento ongrid, offgrid, MPPT e a função bidirecional para carregar o banco de baterias ou fornecer a energia do banco para rede.
Além do inversor este sistema possui uma chave eletromecânica, uma chave estática ultra rápida e um controlador de carga. Todos os equipamentos estão em um único gabinete.
Outro diferencial deste produto é que um inversor a 4 fios, F+F+F+N, não necessitando de um transformador para esta função.
220/127Vca (F+F+F+N)
20 até 50kW no padrão 220/127Vca (3F+N)
O Inversor possui vários modos de operação, dependendo da situação e dos recursos disponíveis. As opções de operação são selecionadas conforme a necessidade de cada cliente através de sua IHM de 7” sensível ao toque ou pelo computador pela rede Ethernet.
Diferente dos inversores híbridos comercializados no Brasil, este produto alimenta o consumidor específico em paralelo (interativo) com a rede elétrica. Caso a rede oscile fora dos limites estabelecidos para o consumidor, o inversor desconecta da rede através da chave estática ultra rápida antes do consumidor sofrer essas oscilações ou interrupção da rede elétrica. Por questões de segurança quando ocorrer interrupção ou falta de fase da rede, além da chave estática, há uma chave eletromecânica que abre desconectando o inversor da rede elétrica.
Numa condição normal de funcionamento durante o dia, os painéis fotovoltaicos alimentam os consumidores específicos e mantém as baterias em flutuação. O excesso de energia gerada pelos painéis fotovoltaicos são injetados na rede da concessionária, funcionando como geração distribuída para abater na conta do consumidor.
No modo eficiência energética, a prioridade do inversor é consumir o mínimo de energia da rede elétrica. Caso ocorra um sombreamento dos painéis fotovoltaicos, o banco de baterias fornece a energia aos consumidores específicos sem utilizar a energia da rede até que o sombreamento termine ou até que o banco chegue no seu limite inferior de operação.
Quando a energia dos painéis fotovoltaicos normalizar, inicia-se a recarga do banco de baterias preparando para um novo ciclo. No modo nobreak a prioridade do inversor é garantir a ininterrupção dos consumidores específicos. Caso ocorra interrupção da energia, o inversor desconecta da rede elétrica mantendo a alimentação do consumidor específico através dos painéis fotovoltaicos e/ou do banco de baterias.
Durante o funcionamento a noite o inversor também possui os modos de operação eficiência energética e nobreak. No modo eficiência energética o banco de baterias em regime de flutuação, devolve a energia armazenada ao longo do dia para rede elétrica. No modo nobreak o inversor mantém o banco de baterias em flutuação através da rede, e caso ocorra interrupção da rede ou oscilações, o inversor desacopla da rede e alimenta o consumidor específico até o limite do banco de baterias. Na normalização da rede o inversor recarrega o banco de baterias.
A autonomia do banco de baterias dependerá totalmente do seu dimensionamento. Quando a falta de energia ocorrer durante um período longo ou caso a bateria seja dimensionada apenas para suportar interrupções curtas, há possibilidade de acoplar neste inversor um GMG (Grupo Motor Gerador) para continuar alimentando os consumidores específicos.